Saturday, November 03, 2012

New Book: "For the Win: How Game Thinking Can Revolutionize Your Business"

Acaba de ser publicado o livro For the Win: How Game Thinking Can Revolutionize Your Business, de Kevin Werbach e Dan Hunter (curiosamente, ambos são professores de Direito). 



O Prof. Kevin Werbach leccionou recentemente um curso sobre gamification na plataforma Coursera (ver este post). O livro contém muitos dos conteúdos abordados no curso. Os tópicos que talvez tenham mais interesse são o capítulo sobre elementos de jogos onde estes são classificados e exemplificados e o capítulo que apresenta a Gamification Design Framework que na verdade é um guia com seis passos para auxiliar a construção de um sistema gamificado.


Atendendo ao sucesso do curso, esta será certamente mais uma obra de referência sobre gamification. O livro está também disponível em formato Kindle por 8,49 USD.
No outro extremo de uma possível timeline sobre a evolução do conceito há que citar outra obra: The Game of Work, de Charles A. Coonradt (considerado neste post como o "avô da gamification").


O livro foi editado em 1984 e Coonradt trabalha no conceito abordado desde 1973, portanto muito antes da palavra gamification ver a luz do dia. O trabalho de Coonradt é na área dos recursos humanos e na motivação em ambiente de trabalho mas inclui os mesmos princípios básicos que estão na origem da gamification. Coonradt apresenta cinco princípios para motivar pessoas:

    1.    Clearly defined goals
    2.    Better scorekeeping and scorecards
    3.    More frequent feedback
    4.    A higher degree of personal choice of methods
    5.    Consistent coaching

Ou seja, princípios altamente relacionados com os ambientes encontrados nos videojogos.

O livro Charles A. Coonradt está igualmente disponível em formato Kindle por 7,69 USD.

1 comment:

  1. Um post de Kevin Werbach a propósito do livro - http://www.thinkwithgoogle.com/insights/forum/articles/turn-your-customers-into-players/

    ReplyDelete