Wednesday, August 29, 2012

Criar Avatares com Voki

VoKi é uma plataforma que permite aos seus utilizadores expressarem-se através de avatares (voki's). Voki resulta da junção de "vox" (voz em latim) e de Loki, uma personagem da mitologia nórdica. O utilizador pode gravar a mensagem que pretender e o seu voki reproduz essa mensagem usando a voz. O tipo de voz é customizável, assim como a aparência do voki. A mensagem pode ser inserida sob a forma de texto, gravada usando o microfone do computador, fazendo upload de um ficheiro ou ligando a através de um simples telefone. O voki pode depois ser embebido num website ou num post de um blogue de forma a que a mensagem possa ser ouvida (ver exemplo abaixo; a mensagem foi definida através de texto).



A plataforma disponibiliza ainda o Voki Classroom, um sistema de gestão escolar onde o professor pode inserir as suas turmas. Cada aluno tem depois a possibilidade de usar um voki para responder a actividades propostas pelo professor.

A funcionalidade de criação de voki's é gratuita mas o Voki Classroom é pago (existe uma versão de demonstração válida por 15 dias). Nesta opção é possível definir mensagens de maior duração (até 90 segundos) e estão disponíveis diversas outras funcionalidades que permitem interacção entre professor e alunos.

A plataforma é interessante quanto mais não seja pela possibilidade de criar e personalizar avatares que podem ser usados livremente. Os avatares são um dos elementos de jogos que podem ser usados na aplicação de gamification e esta plataforma disponibiliza um processo fácil para a sua criação com a particularidade dos avatares falarem.

É possível escolher entre 25 línguas (ver o segundo voki abaixo). O Voki é editável e a mensagem pode ser alterada.

Ver também este post.

No comments:

Post a Comment